Educação e a evolução da inteligência

agosto 15, 2016

São quase 10 anos de uso do termo ‘Consultoria Interna de Recursos Humanos’ (CI). Um de seus maiores dilemas é representar na organização um papel que a identifique como ‘mais estratégica’ em oposição a ‘menos operacional’. Pergunto: como superar a dicotomia entre cliente cativo versus cliente demandante? A formação da CI sempre esteve envolvida pelo foco, às vezes parcial, de identificar quais são ou devem ser as competências do Consultor. Inúmeros programas são produzidos para treinar essas características, que vão desde a condução de dinâmicas de grupo, team building, à administração de conflitos, avaliação de competências, negociação. Contudo, questiono: onde está seu objetivo estratégico? Se focarmos no profissional da CI não resolveremos o problema. Na verdade, muitos profissionais que recebem o título de consultor interno operam em fábricas, lidando com situações mais ou menos imediatas, transferidas por seus clientes, como selecionar em curtíssimo prazo, organizar treinamentos, rever um posicionamento salarial ou adequar um plano de benefícios. Sem dúvida, isso é muito pouco para ocupar o tempo e a capacidade desses ‘consultores’. Os Recursos Humanos das organizações querem formar consultores, mas estes precisam primeiro se informar sobre o tipo de instituição que está lhe propondo o trabalho.

Entendendo a organização

Para cultivar o estratégico é necessário entender a organização. Para construir esse contexto, utilizo as idéias de E. Jaques (Requisite Organization – Cason & Hall, 1998, 3 ª edição). Assim Jaques as define: ‘Organizações são sistemas gerenciais que empregam a capacidade das pessoas para produzir julgamentos e alcançar resultados…’ (pág.34). Ele destaca, na verdade nos lembra, que estamos falando de organizações de emprego, seja lá qual for a natureza desse vínculo, cuja competência é a gestão. Portanto, o cliente é o gestor, pois é ele quem receberá responsabilidades para alcançar resultados com recursos delimitados e tempos definidos. Um dos re-cursos é a capacidade das pessoas que será alocada sob sua liderança. Nisso não podemos nos enganar. Uma organização define seus gestores como responsáveis por resultados.

O Metacurrículo

Aprender, desaprender, reaprender são temas que transcendem a sala de aula típica e invadem o cotidiano de empresas e escolas. A tecnologia atual aponta para ‘novos’ caminhos do ensino à distância. As aspas são porque está renascendo o paradigma do ensino à distância tão praticado nos ‘cursos por correspondência’ das décadas de 50 a 70.

A questão do metacurrículo se propõe a ensinar conteúdos focando os assuntos específicos de cada matéria, além de abordar as questões fundamentais: ‘como sabemos?’, ‘como podemos estar certos?’, ‘existem outras possibilidades?’, etc. Busca-se produzir uma profunda diferença no significado da instrução!

O currículo regular consiste de disciplinas como matemática, ciências, línguas, etc, em que cada criança ou estudante navega de acordo com suas habilidades e interesses. Mas o metacurrículo propõe um outro tipo de ‘matéria’ ou ‘conteúdo’ nas salas de aprendizagem.

O ponto inicial é muito simples: ter-se uma clara idéia do que é preciso ser aprendido. Queremos que as pessoas aprendam sobre como as frações funcionam e como elas representam situações reais da vida; como as poesias falam dos problemas que afligem os seres humanos; como a história explica nossos contextos atuais e nos ajudam a antecipar situações; e assim por diante.

O metacurrículo defende que as pessoas aprendam um pouco além dos conteúdos didáticos – aprendam a respeito dos próprios modos de ser de cada um em torno de cada uma dessas coisas. O metacurrículo inclui termos e conceitos sobre o pensamento, crenças, atitudes em relação ao pensamento e práticas de bons hábitos de pensamento. Também inclui questões como a disposição para pensar globalmente ou pensar com profundidade, tanto quanto os desafios das tomadas de decisão, solução de problemas, uso de mapas conceituais e argumentações orais e escritas, entre outras.

O desafio dos professores e instrutores

A princípio, alunos e professores poderão olhar para o metacurrículo como mais um ‘experimento’ em torno do currículo normal. De onde virão tempo e dinheiro? Mas o metacurrículo não deve ser uma atividade paralela. O metacurrículo irá se integrar ao ensino dos conteúdos tradicionais.

O objetivo do metacurrículo é o de acender o pensar dos alunos ao longo da aprendizagem dos conteúdos tradicionais. E também se aplica ao conteúdo das disciplinas por estimular o desenvolvimento de um sentimento do como as disciplinas funcionam como uma área do conhecimento. A investigação deve ser parte de qualquer matéria.

Aprendendo sobre história, aprende-se também sobre ‘gaps’, como se pensar numa ‘novela’ com buracos e páginas que faltam, como uma seqüência de fatos pode nos contar uma história e como os fatos nos contam uma história de diferentes maneiras.

Pelo metacurrículo, quer-se eliminar as dificuldades de aprendizagem ‘ensinando’ como a matéria funciona, isto é, ‘como é pensar em História’ e como pensar em Matemática é diferente e significativo, e assim por diante. Muitos alunos não compreendem certas matérias em parte porque não compreendem como a matéria funciona como um todo. Muitos erros em álgebra são produzidos por falsas analogias, como, por exemplo, pensar que a raiz quadrada de A + B é o mesmo que a raiz quadrada de A mais a raiz quadrada de B. Por quê? Presumivelmente porque coisas assim acontecem em outras situações. Por exemplo, X vezes A + B é na verdade X vezes A + X vezes B.

Em cada matéria há assuntos cujas evidências formam uma parte do metacurrículo tácito e não endereçado. Qualquer matéria lida com alguma verdade em algum nível e tem os tipos de evidências necessárias para estabelecer a verdade. Em história, a evidência tem a ver em boa parte com a interpretação contextualmente apropriada das fontes originais. Em ciência, a ênfase está na experimentação empírica e teste. A matemática formal demanda provas dedutivas dos axiomas e teoremas previamente estabelecidos.

Questões de provas e evidências se tornam terrivelmente complexas quando olhamos para a colisão de valores tão centrais à vida contemporânea. Como conciliar os interesses da indústria com os dos ecologistas? Como reconciliar os desenvolvimentos da ciência (DNA) com os medos do uso maléfico ou estúpido da ciência?

Pensar a respeito de tais assuntos requer mais do que método científico ou dedicação histórica às fontes originais. Requer algum recurso dialético para enfrentar o raciocínio entre os sistemas de valores.

O futuro do metacurrículo

Inúmeros programas têm buscado enriquecer a capacidade de pensar, dentre eles, De Bono, Reuven Feuerstein, Lipman. Muitos desenvolvem a inteligência, mas não mudaram dramaticamente as pessoas. Por quê? Primeiro porque tudo isso requer tempo e atenção. Inteligência reflexiva envolve saber e aprender sobre seu próprio caminho e isto nada tem a ver com memorizar ou confiar que se pode andar sobre brasas. Necessitamos de um currículo com infusão de metacurrículo. Precisamos do reconhecimento explícito de que os jovens irão aprender entre e através das matérias e temas sobre o bom uso de suas mentes.

O que deveria existir num metacurrículo, isto é, quais as competências metacognitivas que deveriam ser estimuladas? David Perkins em seus livros ‘Outsmarting the IQ’ e ‘Smart Schools’, tenta enumerar alguns pontos. Entre eles, destacam-se:

  • Domínio da disposição pessoal: buscar clareza, amplitude, profundidade, curiosidade, estratégia, consciência dos próprios processos de pensamento, de modo geral e na medida em que lidam com os assuntos específicos.
  • Domínio do desafio: tomada de decisão, solução de problemas, justificativas, explicações, lembrar, definir um problema, arquitetar, planejar, avaliar, representar, predizer, aprender, enquanto envolvidos com uma matéria em particular.
  • Domínio de ferramentas: brainstorming, prós e contras, uso de mapas conceituais, etc.
  • Domínios de técnicas: probabilidades e estatística.
  • Domínio de campos: algum senso de padrões de pensamento característico dos campos estudados.
  • Domínio situacional: domínios situacionais selecionados tais como gerenciar emoções, resolver conflitos e negociar.

Esses domínios compreendem o ‘o que’ do metacurrículo. Existe também uma questão do método, o ‘como’, que tem a ver com critérios de mediação:

  • Cultivar um sistema de ação em torno do pensamento: estratégias de planejamento ou metacognição;
  • Cultivar crenças, valores e sentimentos a respeito do pensar;
  • Cultivar sistemas conceituais em torno do pensamento: atenção aos sistemas de conceitos subjacentes aos diferentes tipos de pensamento;
  • Cultivar a transferência do que tem sido aprendido sobre o pensamento e conteúdo: fazer conexões explícitas entre hoje e o amanhã, um e outro assunto, dentro e fora do ambiente escolar;
  • Cultivar avaliações que se centram no pensamento: organizar avaliações que mostrem as habilidades de pensamento dos alunos com o conteúdo ensinado.

Leia mais

Jaques, E. (1990) – Creativity and Work. International Universities Press. USA
Erikson, E. (1982) – The life cycle completed. Norton. USA


Nota: Artigo publicado originalmente no antigo site do Instituto Pieron.

 

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